http://cineramabc.wordpress.com/2011/01/26/e-livro/

“Tudo o que você queria saber sobre comercialização de filmes nacionais e não tinha a quem perguntar” de Marta Machado

Com o objetivo de esclarecer e ajudar quem está fazendo seu primeiro filme e pretende apresentar em circuito comercial o e-livro e áudio-livro “Tudo o que você queria saber sobre comercialização de filmes nacionais e não tinha a quem perguntar”. Escrito por Marta Machado, presidente da ABCA – Associação Brasileira de Cinema de Animação e produtora da Otto Desenhos Animados de Porto Alegre, este projeto é o resultado dos registros de todas as informações colhidas ao longo de sua caminhada na comercialização do longa-metragem Wood & Stock – sexo, orégano e rock n roll.

Em 2007, a iniciativa recebeu o financiamento do Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural de Porto Alegre (Fumproarte) e a autora iniciou uma vasta pesquisa de informações sobre comercialização de filmes brasileiros. Por não existir bibliografia especializada no assunto, muitos dados foram organizados a partir de entrevistas com profissionais da área de produção, distribuição / vendas e exibição de obras cinematográficas.

O resultado foi organizado em formato de perguntas e respostas que traduzem boa parte das aflições de um realizador brasileiro ao executar a comercialização de seu primeiro projeto de longa-metragem. Ao todo são 141 perguntas e cerca de duzentas páginas que trazem informações, análises, trechos de entrevistas; além de perfis de público/consumidor, formulário de avaliação de filmes e exemplos de editais. Muitos trechos trazem relato em primeira pessoa da autora Marta Machado com colaboração da também produtora executiva Ana Adams de Almeida.

O livro será vendido através do site oficial www.tudosobrefimenacional.com.br em versões impressa, digital e áudio-livro. O preço será bastante acessível, apenas R$ 10,00 – sendo que o leitor poderá acessar as 20 primeiras páginas gratuitamente antes de efetuar a compra.

Outro aspecto inovador deste projeto é a proposta de interatividade junto aos leitores, realizadores, estudantes ou público em geral. O site terá seções abertas para que os visitantes registrem suas experiências pessoais/profissionais na comercialização de filmes e também inserir novas perguntas que serão respondidas pela autora.
SERVIÇO:
Título: “Tudo o que você queria saber sobre comercialização de filmes nacionais e não tinha a quem perguntar”
200 páginas – digital e áudio-livro.
Venda através do site www.tudosobrefilmenacional.com.br ao preço de R$ 10,00.




 http://g1.globo.com/platb/maquinadeescrever/2010/11/10/livros-discutem-o-cinema-como-negocio/

qua, 10/11/10

por Luciano Trigo |
categoria Todas
 

 

capa 3capa 1

A boa fase que o cinema brasileiro atravessa, com índices inéditos de ocupação das salas num mercado tradicionalmente dominado pelo produto estrangeiro, não se deve apenas à qualidade ou ao apelo comercial de filmes como Tropa de Elite 2, de José Padilha, ou Nosso Lar, de Wagner de Assis, que juntos já fizeram mais de 12 milhões de espectadores. Ela se explica também pela consolidação da indústria e pela profissionalização e amadurecimento de seus agentes, em todos os elos da sua cadeia econômica – produção, distribuição e exibição. Mas a literatura sobre cinema no Brasil, além de pequena, é quase totalmente dominada pela discussão sobre seus aspectos estéticos, a linguagem cinematográfica ou a análise crítica da filmografia de determinados diretores. Mesmo nos cursos de graduação e pós-graduação, aborda-se o cinema sobretudo como arte, raramente como negócio.

Essa deficiência começa aos poucos a ser sanada pela própria necessidade de se abastecer o mercado com profissionais tecnicamente qualificados para lidar com os complexos desafios do setor audiovisual. Sinal desse movimento é o lançamento simultâneo de dois livros: Film Business – O Negócio do Cinema, de Iafa Britz, Rodrigo Saturnino Braga e Luiz Gonzaga Assis de Luca, e Tudo que você queria saber sobre a comercialização de filmes nacionais, mas não tinha a quem perguntar, de Marta Machado.

Nascido de um curso promovido pela Fundação Getúlio Vargas já há sete anos,  Film Business – O Negócio do Cinema (Campus Elsevier, 208 pgs. R$55) é escrito por três especialistas da área: a produtora Iafa Britz, o diretor geral da Sony Pictures no Brasil Rodrigo Saturnino Braga e Luiz Gonzaga de Luca, com passagens pela Embrafilme e pelo Grupo Severiano Ribeiro. Com um texto bastante pessoal, Iafa fala sobre a difícil atividade da produção cinematográfica, que requer planejamento, organização e persistência, além da capacidade de lidar com equipes que chegam muitas vezes a 150 pessoas, e de conhecimentos profundos sobre legislação autoral e de mecanismos de captação de recursos.

Rodrigo traça um panorama abrangente da distribuição no Brasil, com uma esclarececora retrospectiva histórica e uma análise fria de conflitos entre distribuidores e exibidores que levaram mais de uma empresa à falência, no passado. Aborda, também, o impacto do m ultiplex no setor e a importância crescente do mercado de vídeo doméstico, em transformação acelerada e com um a perspectiva de mudanças radicais provocadas pela convergência digital, que abre novas possibilidades de consumo de obras audiovisuais. Por fim, Gonzaga de Luca comenta variados aspectos da atividade de exibição nas salas de cinema, sua lógica econômica e a influência de fatores como a meia-entrada, a cota de tela para filmes nacionais e até a venda de pipoca  sobre o negócio.

Para o diagnóstico ficar completo, faltou talvez um quarto capítulo, sobre a participação do Estado na viabilzação econômica da atividade cinematográfica – que assumiu caraterísticas diferentes ao longo da História e continua sendo um fator decisivo para indústria. Ainda assim, trata-se de  um livro  muito útil, por compartilhar experiências e conhecimentos indispensáveis para quem quiser entender a situação do cinema brasileiro e suas perspectivas futuras.

Organizado na forma de perguntas e respostas que cobrem as dúvidas mais comuns ligadas á distribuição e exibição de filmes de longa-metragem,  Tudo que você queria saber… nasceu da experiência de Marta Machado, produtora da Otto Desenhos Animados, na comercialização do longa de animação Wood & Stock – Sexo, orégano e Rock’n'roll, em 2007. Aflita com a escassa bibliografia sobre o assunto, Marta decidiu ela própria escrever um guia, com base em entrevistas com profissionais da área. Ao todo são 141 perguntas, com respostas altamente esclarecedoras, porque fundamentadas na prática da autora. Sinal de que também o ramo editorial atravessa um momento de transição em suas formas de comercialização, o livro de Marta pode ser comprado no site www.tudosobrefimenacional.com.br em versões impressa, digital e áudio-livro.




http://clubedacultura.com/fev/fv3/pages/tudosobrefilmes.html 

Marta Machado criou a obra Tudo o que você queria saber sobre comercialização de filmes nacionais e não tinha a quem perguntar para ajudar produtores de primeira viagem a conseguirem acessar o circuito comercial.

A autora reuniu o material a partir de sua experiência com a comercialização do longa Wood & Stock – sexo, orégano e rock’n roll, para a qual precisou pesquisar, quando constatou a falta de bibliografia especializada. Valeu-se, então, de inúmeras entrevistas com profissionais da área de produção, distribuição / vendas e exibição de obras cinematográficas.

O resultado é um e-livro e um áudio-livro organizados em (141) perguntas e respostas. O projeto também prevê a interação com o público, que pode deixar registro de suas próprias experiências e adicionar novas perguntas relacionadas ao tema.

Opiniões:

"Tem muita gente que se compraz em dizer que o mundo não reconhece seu talento, o que pode até ser verdade, mas igualmente verdadeiro é o fato de muita gente não fazer o esforço necessário para criar as condições de o trabalho ser visto. Com esse livro, ninguém poderá mais dizer que o caminho das pedras não está claramente delineado."

João Moreira Salles – VideoFilmes

"O texto de Marta dá o beabá (reflexivo, crítico e essencial) para a construção de um discurso capaz de convencer o mercado a tratar seu filme como: a) uma obra de arte; b) um bom negócio; e c) um exemplo de trabalho. Para quem leciona cinema, o livro de Marta quebra um galho dos mais rígidos, ao responder a pergunta mais recorrente: 'Professor, escrevi um roteiro. O que eu faço agora?'. Marta sabe. Confie nela."

Rodrigo Fonseca - O Globo

É preciso enfrentar o desafio da distribuição com o mesmo empenho e persistência com que um autor ou produtor encara as outras etapas do processo. E a obra de Marta Machado dá o caminho das pedras para quem se dispuser a cruzar esse Rubicão. Não é pouco.

Paulo Markun – Jornalista

 

Tudo que você queria saber... é vendido pelo site

http://www.tudosobrefilmenacional.com.br/

por apenas R$ 10,00. Com direito a test drive das primeiras 20 páginas

 



Revista Beta

http://revistabeta.wordpress.com/2010/09/07/livro-que-descreve-o-passa-a-passo-para-realizar-filme-ja-esta-a-venda-por-r-10/


O livro ”Tudo que você queria saber sobre comercialização de filmes nacionais mas não tinha a quem perguntar”, da produtora de filmes de animação Marta Machado já está disponível no site www.tudosobrefilmenacional.com.br. Apenas em formato e-livro e áudio-livro, por R$ 10. No livro, Marta (com colaboração de Ana Adams de Almeida) descreve no formato de perguntas e respostas as etapas que um realizador brasileiro costuma cumprir para ver seu filme chegar às telas. Segundo João Moreira Salles, “Tem muita gente que se compraz em dizer que o mundo não reconhece seu talento, o que pode até ser verdade, mas igualmente verdadeiro é o fato de muita gente não fazer o esforço necessário para criar as condições de o trabalho ser visto. Com esse livro, ninguém poderá mais dizer que o caminho das pedras não está claramente delineado.”

 




07 de agosto de 2010 | N° 16420

CINEMA

COMO LEVAR UM FILME ÀS TELAS

 

Tudo que Você queria Saber sobre Comercialização de Filmes Nacionais mas não Tinha a quem Perguntar. Este é o título do livro que a produtora de cinema Marta Machado lança hoje, em evento que se realiza entre 14h30min e 18h30min na sala Multiuso do Santander Cultural. Presidente da Associação Brasileira de Cinema de Animação, Marta é responsável pela produção de filmes como Wood & Stock: Sexo Orégano e Rock’ n’Roll, do gaúcho Otto Guerra.

No livro, que conta com a colaboração de Ana Adams de Almeida, Marta descreve no formato de perguntas e respostas as etapas que um realizador brasileiro costuma cumprir para ver seu filme chegar às telas. A publicação será vendida no site www.tudosobrefimenacional.com.br por R$ 10.

O evento de hoje contará com a participação do pesquisador francês Eric Mardoché Belhassen, que fará uma palestra sobre testes de audiência e análises estatísticas para lançamentos de filmes nacionais. O encontro, com entrada franca, será ilustrado pelo estudo de casos de filmes como Divã, Se Eu Fosse Você e Lula – O Filho do Brasil.

 




terça-feira, 27 de julho de 2010

Marta Machado lança e-livro em Porto Alegre

 
“Tudo o que você queria saber sobre comercialização de filmes nacionais e não tinha a quem perguntar” de Marta Machado - lançamento em 07 de agosto


Com o objetivo de esclarecer e ajudar quem está fazendo seu primeiro filme e pretende apresentar em circuito comercial, será lançado em 07 de agosto, em Porto Alegre, o e-livro e áudio-livro “Tudo o que você queria saber sobre comercialização de filmes nacionais e não tinha a quem perguntar”. Escrito por Marta Machado, presidente da ABCA – Associação Brasileira de Cinema de Animação e produtora da Otto Desenhos Animados de Porto Alegre, este projeto é o resultado dos registros de todas as informações colhidas ao longo de sua caminhada na comercialização do longa-metragem Wood & Stock – sexo, orégano e rock n roll.

Em 2007, a iniciativa recebeu o financiamento do Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural de Porto Alegre (Fumproarte) e a autora iniciou uma vasta pesquisa de informações sobre comercialização de filmes brasileiros. Por não existir bibliografia especializada no assunto, muitos dados foram organizados a partir de entrevistas com profissionais da área de produção, distribuição / vendas e exibição de obras cinematográficas.

 
O resultado foi organizado em formato de perguntas e respostas que traduzem boa parte das aflições de um realizador brasileiro ao executar a comercialização de seu primeiro projeto de longa-metragem. Ao todo são 141 perguntas e cerca de duzentas páginas que trazem informações, análises, trechos de entrevistas; além de perfis de público/consumidor, formulário de avaliação de filmes e exemplos de editais. Muitos trechos trazem relato em primeira pessoa da autora Marta Machado com colaboração da também produtora executiva Ana Adams de Almeida.

O livro será vendido através do site oficial www.tudosobrefimenacional.com.br em versões impressa, digital e áudio-livro. O preço será bastante acessível, apenas R$ 10,00 – sendo que o leitor poderá acessar as 20 primeiras páginas gratuitamente antes de efetuar a compra.

Outro aspecto inovador deste projeto é a proposta de interatividade junto aos leitores, realizadores, estudantes ou público em geral. O site terá seções abertas para que os visitantes registrem suas experiências pessoais/profissionais na comercialização de filmes e também inserir novas perguntas que serão respondidas pela autora.

O lançamento do livro “Tudo o que você queria saber sobre a COMERCIALIZAÇÃO DE FILMES NACIONAIS mas não tinha a quem perguntar” de autoria da produtora Marta Machado – com colaboração de Ana Adams de Almeida e financiamento do FUMPROARTE – será marcado por evento exclusivo no dia 07 de agosto de 2010. Nesta data, a autora recebe o pesquisador francês Eric Mardoché Belhassen que apresentará sua experiência no Brasil com testes de audiência (screenings), análises estatísticas durante a divulgação e lançamento de um filme de longa-metragem nacional. A exposição contará com estudo de casos como “Divã”, “Se Eu Fosse Você”, “Lula – o filho do Brasil” e “O Ano em que meus pais saíram de férias”.

A palestra com Eric Mardoché Belhassen e Marta Machado acontece na Sala Multiuso do Santander Cultural (Rua Sete de Setembro, 1028 – Centro – Porto Alegre, RS), das 14h30 às 18h30, com entrada franca.

SERVIÇO:
Título: “Tudo o que você queria saber sobre comercialização de filmes nacionais e não tinha a quem perguntar”
200 páginas - digital e áudio-livro.
Venda através do site www.tudosobrefilmenacional.com.br ao preço de R$ 10,00.
PROGRAMAÇÃO:
07 de agosto – lançamento do site oficial do livro

07 de agosto, 14h30 às 18h30 – palestra com Eric Mardoché Belhassen que apresentará sua experiência no Brasil com testes de audiência (screenings), análises estatísticas durante a divulgação e lançamento de um filme de longa-metragem nacional. A exposição contará com estudo de casos como “Divã”, “Se Eu Fosse Você”, “Lula – o filho do Brasil” e “O Ano em que meus pais saíram de férias”.

LOCAL: Santander Cultural
Rua Sete de Setembro, 1028 – Centro – Porto Alegre, RS
FINANCIAMENTO: Fumproarte
APOIO: Santander Cultural
Realização: Marta Correa Machado
Assessoria de imprensa: Solange Viana
tel (11) 4777.0234 – solange.viana@uol.com.br
 

http://solangeviana.blogspot.com/2010/07/marta-machado-lanca-e-livro-em-porto.html




Tudo o que você queria saber sobre comercialização de filmes nacionais mas não tinha a quem perguntar


 

Você é nosso convidado para o lançamento do livro “Tudo o que você queria saber sobre comercialização de filmes nacionais mas não tinha a quem perguntar”, autoria de Marta Machado –  com colaboração de Ana Adams de Almeida – e financiamento do Fumproarte.

www.tudosobrefilmenacional.com.br

O lançamento da obra terá uma palestra inédita com o pesquisador francês Eric Mardoché Belhassen que falará sobre testes de audiência (screenings) e análises estatísticas para lançamentos de filmes nacionais. A exposição contará com estudo de casos como “Divã”, “Se eu fosse você”, “Lula – o filho do Brasil” e “O ano em que meus pais saíram de férias”.

E entrada é franca.

Local: Santander Cultural (Sala Multiuso)

Rua Sete de Setembro, 1028 – Centro – POA – RS

Data: 7 de agosto

Horário: 14h30 às 18h30

http://www.abca.org.br/?p=1109




TELA VIVA NEWS
Publicação terça-feira, 27 de julho de 2010, 15h10
 
 
Livro traz perguntas e respostas sobre a comercialização de filmes nacionais Marta Machado, presidente da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) e produtora da gaúcha Otto Desenhos Animados, lança em 7 de agosto, em Porto Alegre, o livro "Tudo o que você queria saber sobre a comercialização de filmes nacionais e não tinha a quem perguntar", resultado dos registros de todas as informações colhidas ao longo da trajetória de comercialização do longa-metragem "Wood & Stock – Sexo, Orégano e Rock’n roll". Em 2007, a iniciativa recebeu o financiamento do Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural de Porto Alegre (Fumproarte) e a autora iniciou uma vasta pesquisa de informações sobre comercialização de filmes brasileiros com a colaboração da produtora executiva Ana Adams de Almeida. Por não existir bibliografia especializada no assunto, muitos dados foram organizados a partir de entrevistas com profissionais da área de produção, distribuição, vendas e exibição de obras cinematográficas. O livro será vendido pelo site www.tudosobrefilmenacional.com.br em versões impressa, digital ou áudio-livro. O site tem ainda seções abertas para que os visitantes registrem suas experiências pessoais na comercialização de filmes e insiram novas perguntas a serem respondidas pela autora. Da Redação.

http://www.telaviva.com.br/news.aspx?ID=192618